Início Destaque SEMINÁRIO REGIONAL PROMOVIDO PELO CEA DEBATE FERROVIA, TURISMO, MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO

SEMINÁRIO REGIONAL PROMOVIDO PELO CEA DEBATE FERROVIA, TURISMO, MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO

COMPARTILHAR


O I Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico e Social promovido pelo Centro Empresarial de Alegrete e realizado no último dia 15, no auditório da UNIPAMPA, foi marcado por uma pauta que envolveu debate sobre mobilidade urbana, malha ferroviária e turismo. Uma proposta de utilização da malha ferroviária ociosa que atravessa o Município   chamou a atenção dos participantes e provocou o   debate.  O professor Alessandro Girardi, da UNIPAMPA, abordou o tema transporte ferroviário e turismo em Alegrete em que defendeu a   utilização do sistema VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) no transporte de pessoas e   também como opção de turismo. É um meio de transporte muito utilizado em países   que apostam no transporte ferroviário de passageiros. Uma das alternativas com o VLT seria ligar 18 bairros da cidade que concentram 60% da população da cidade e    pelos quais passam os trilhos, desde o Bairro Pedreiras até a Zona Leste, perfazendo 8 Km de linha férrea. Também foi abordado sobre outra alternativa, de um trem cultural para ir até a Estação do Tigre onde localiza-se um dos importantes pontos turísticos de Alegrete que é a Ponte de Pedra, monumento esculpido pela natureza. Um trem para essa região poderia também atender estudantes que se deslocam de Alegrete para o Instituto Federal Farroupilha. A ideia apresentada pelo professor Girardi foi intensamente debatida pelos participantes do Seminário.

Para o diretor do Campus Alegrete da UNIPAMPA, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, este é o papel da universidade. Ela não vai resolver os problemas, mas pode atuar   como provocadora para que da discussão de ideias e projetos sejam buscadas as soluções.

A MOBILIDADE URBANA

 

O engenheiro alegretense João Otávio Marques Netto, profundo conhecedor de engenharia de trânsito, foi quem abriu a noite de debates no Seminário, abordando de forma didática sobre os desafios da mobilidade urbana e o desenvolvimento. Ao final, uma mesa formada pelos palestrantes e tendo como debatedores o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Jesse Trindade Santos e o professor Maurício Silveira Santos, abriu a oportunidade de o público presente também participar, ampliando-se as discussões não somente sobre as alternativas de transporte como questões pontuais do trânsito de Alegrete.

COMPARTILHAR