Início Destaque Prefeita Cleni Paz recebe relatório da Iluminação Pública que destaca o pioneirismo...

Prefeita Cleni Paz recebe relatório da Iluminação Pública que destaca o pioneirismo no investimento em novas tecnologias

COMPARTILHAR

Um substancioso relatório foi entregue pela Diretora do Setor de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura, Nathalie Lunardi à prefeita Cleni Paz da Silva, com o resumo das atividades desenvolvidas no período de janeiro a setembro de 2018. Foram mais de dois mil atendimentos somente para reparos na iluminação pública. Além do apoio a outras secretarias, houve a preocupação em expandir o sistema com a instalação de novos pontos em atendimento à solicitações da comunidade e onde houve necessidade.

Alegrete é pioneiro na região Fronteira Oeste em investir em novas tecnologias de Iluminação Pública, que são as luminárias LED. E esse investimento é de forma responsável, conforme esclareceu a diretora Nathalie Lunardi, exigindo que os fabricantes e fornecedores das luminárias LED, vencedores do pleito, forneçam garantia de no mínimo cinco anos para seus produtos. As novas luminárias oferecem uma maior qualidade e conforto visual, possibilitando maior segurança por iluminarem com altos índices de reprodução de cor, ou seja, uma iluminação mais completa e alternativa econômica, com manutenção praticamente nula , detalhou a diretora.

A Prefeitura iniciará a substituição do sistema atual de luminárias a vapor de sódio para a tecnologia LED, pensando em economia, sustentabilidade e segurança. No pregão presencial realizado em setembro, foram adquiridas 400 luminárias LED de 80 a 100W de potência. A substituição será de forma gradativa. As primeiras unidades serão instaladas na avenida Assis Brasil em sua totalidade por ser um dos principais acessos à cidade pela zona oeste/sul. Também na região central da cidade, Praça General Osório, Andradas, General Sampaio, General Vitorino, Gaspar Martins, General Netto, Luiz de Freitas, Praça Getúlio Vargas, estendendo-se para a rua Maurício Cardoso, avenidas Eurípedes Brasil Milano e Charrua.

Obras Concluídas ou em Andamento

Projeto de extensão da rede elétrica de distribuição e iluminação pública nos bairros Nossa Senhora Conceição Aparecida e Ulisses Guimarães concluído assim como no Bairro Maria do Carmo onde também foi feito o cadastramento de moradores beneficiados com o programa de Eficiência Energética da RGE Sul. Foram doados 42 postes para entrada padrão de energia e medição, cuja instalação foi de forma gratuita.

Obras de ampliação de iluminação pública na avenida República Rio-Grandense e rua Barros Cassal concluídas. Foram instaladas luminárias de alta eficiência na avenida Alexandre Lisboa.

O Chafariz da Praça Getúlio Vargas passou por avaliação técnica e foi revitalizado inclusive a sua fonte luminosa. A praça Getúlio Vargas teve sua iluminação revitalizada com refletores LED RGB coloridos, 90% concluída. Em andamento, a avaliação técnica e revitalização das fontes luminosas do parque Ruy Ramos.

A avenida Freitas Valle ganhará nova iluminação no seu canteiro central, aguardando a entrega do material para início da obra.

Revitalização da iluminação da Praça Alexandre Lisboa com a ampliação de 15 pontos em que postes e luminárias já foram adquiridos, aguardando entrega para início da obra.

A avenida Charrua, em toda a sua extensão, projeto e execução de iluminação, também material já adquirido, aguardando entrega para iniciar os trabalhos. Há projeto para revitalização da iluminação da Praça Nova, do Calçadão e da Igreja Matriz que comemorará seu centenário no ano que vem.

Pista de Eventos e Avenida Tiarajú

No relatório da diretora Nathalie, um capítulo especial para a Iluminação da pista de Eventos, que é um projeto da atual gestão. No início do ano passado havia um projeto que contemplava apenas a pista e com sistema usual de iluminação, ou seja, com lâmpadas de vapor metálico, o que não foi aprovado pela Caixa Econômica Federal, explicou a diretora. A partir daí, o setor de Iluminação Pública passou a trabalhar em cima de um novo e moderno projeto, com sistema LED, incluindo também a avenida Tiarajú entre a rótula do Parque Dr. Lauro e o Centro Social Urbano, nos dois sentidos.

O projeto foi executado de acordo com as normas técnicas e ambientais, sendo que nenhuma árvore foi abatida para isso. Para finalização da obra, faltam apenas alguns ajustes que são as conexões da rede subterrânea e a limpeza do local.

A primeira luminária LED foi instalada na Praça Getúlio Vargas frente ao Palácio Ruy Ramos, com potência de 100W, como forma de testes visuais e para aceitação da população. Outras luminárias LED foram instaladas na Ponte Borges de Medeiros e rua Dionísio Vilarinho , Bairro Progresso, com a mesma finalidade e foram aprovadas.

Departamento de Comunicação – PMA
Por: Alair Almeida – Assessor de Comunicação

Fonte: Prefeitura de Alegrete

COMPARTILHAR