Início Cultura e Entretenimento Noite de Homenagens e premiações na abertura oficial da Feira do Livro

Noite de Homenagens e premiações na abertura oficial da Feira do Livro

COMPARTILHAR

Um grande público prestigiou a noite de abertura oficial da 39ª. Feira do Livro de Alegrete, na quinta-feira, no Largo do Centro Cultural. A patrona da Feira, Cláudia Pereira da Costa – Cadica – recém vinda da Turquia, seguiu o ritual tradicional da feira, conduzindo o lampião símbolo do evento até o palco principal. Foi acompanhada da secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles, representando a prefeita Cleni Paz da Silva e do vice-prefeito Márcio Amaral, secretários municipais e autoridades ligadas à cultura.

A palavra da Secretária Marcia Dornelles

A secretária Marcia Dornelles, em sua fala, referiu-se às diferentes expressões artísticas acontecendo na Feira, numa oportunidade formidável para despertar talentos na dança, na pintura, na música, na escrita. Não deixou de destacar a presença das universidades que trazem uma grande contribuição para o evento. “Que a Feira seja motivo de enriquecimento e possibilidade para nossos alunos lerem mais”. A secretária destacou as parcerias importantes na realização do evento. E enfatizou que Alegrete transcende as fronteiras ao referir-se à presença dos argentinos, atendendo a um convite feito por Alegrete para que mostrassem um pouco de sua cultura, promovendo a integração.

Cadica, a Responsabilidade de ser Patrona da Feira

A patrona Cláudia Pereira da Costa – Cadica – em sua fala, disse da responsabilidade de ser patrona da Feira do Livro de Alegrete e a oportunidade de lançar seu livro Força da Terra que conta algumas histórias de Alegrete. Agradeceu aos que incentivam e valorizam o seu trabalho. “É uma honra muito grande representar Alegrete de onde sai quando tinha 19 anos”, lembrou a patrona. Que a cidade a preparou para o Mundo e que é muito grata por isso.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Cléo Severo Trindade e a gerente do SESC, Cláudia Rizzatti também se pronunciaram.

A Mensagem da Prefeita Cleni Paz

A prefeita Cleni Paz da Silva, impossibilitada de estar presente na abertura da Feira, enviou uma mensagem que foi lida ao público, em que parabenizou os organizadores da Feira do Livro, evento que se consolida como movimentado polo de cultura que respeita e congrega a diversidade de ideias e gêneros literários e a livre expressão artística em sua programação. A prefeita afirmou em sua mensagem que a “Feira do Livro não tem partido nem ideologia, é de todos. A administração municipal se sente orgulhosa do dever cumprido, ao ver crianças e adolescentes prestigiando a Feira”, encerrou sua mensagem.

As Homenagens e Premiações

Após os pronunciamentos, foram distinguidos os escritores homenageados da 39ª. Feira do Livro de Alegrete: Kelli Pedroso, Paulino Dorneles Fernandes e Daniela Rodrigues da Cunha (em memória).

Concurso de Crônicas ‘Daniela Rodrigues da Cunha’, categoria Ensino Fundamental de 6º e 7º anos, a aluna Maria Eduarda do Carmo Bitencourt, da Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, com a crônica ‘O Pompeu’, obteve o primeiro lugar. Sua professora, Sônia Dotto. Segundo lugar, a c aluna Maria Eduarda Nunes dos Santos, da Escola Lions Clube, com a crônica ‘Amigos..será?’. Sua professora, Nilza Panziera.

Categoria Ensino Fundamental de 8º. E 9º. Ano, primeiro lugar, a aluna Ana Paula Alves de Moraes, da Escola Costa Leite do Jacaquá, com a crônica ‘Anjos de Todas as Cores’. Professora, Silvana da Silva Silveira; segundo lugar, aluno Matheus de Quadros Cortelini, da Escola João André Figueira, do Durasnal, com a crônica ‘O Primeiro Galope’. Professora, Liana Arrussul.

Na Categoria Ensino Médio primeiro lugar, aluna Vitória Cristiéle Tafernaberri Severo, da Escola João André Figueira, do Durasnal, com a crônica ‘Ternura, Sentimento Escasso’. Professora, Marielen Arnoud. Segundo lugar, aluna Rosângela Costa Camargo, da Escola Costa Leited, do Jacaquá, com a crônica, ‘Viajar é Preciso’. Professora, Silvana Silva Silveira.

Foram também homenageados os leitores mais assíduos da Biblioteca Mário Quintana. Leitora Infantil, Alana Valadares Vessolzi; leitora juvenil, Gabrielli Brites Petrocelli; leitora adulta, Maria Judite Siqueira Dutra.

Fonte: Prefeitura de Alegrete

COMPARTILHAR