Início Colunistas Drenagem Linfática para saúde X Drenagem Linfática para imagem corporal.

Drenagem Linfática para saúde X Drenagem Linfática para imagem corporal.

COMPARTILHAR
DRENAGEM LINFÁTICA PARA SAÚDE X DRENAGEM LINFÁTICA PARA IMAGEM CORPORAL
DRENAGEM LINFÁTICA PARA SAÚDE X DRENAGEM LINFÁTICA PARA IMAGEM CORPORAL

Drenagem Linfática para saúde X Drenagem Linfática para imagem corporal.

O método de DLM ou drenagem linfática manual é de total conhecimento da sociedade e profissionais de saúde. É percebido pela população como uma técnica coadjuvante no emagrecimento, mas para outras pessoas ela somente serve para pós cirurgias, então ficamos com dúvidas: Para que serve a Drenagem?

Existe muita enganação no mercado, no que diz respeito as verdadeiras funções da Drenagem linfática. Vamos aos efeitos e funções. A drenagem linfática pode ser uma grande aliada para as mulheres. Essa forma de massagem foi inicialmente percebida o licor polo médico Claudio Galeno em 160 D.c Mas o trabalho com o licor linfático veio através do casal Emil e Strid Voder em 1930.

A partir da experiência do casal Voder vários especialistas iniciaram pesquisas cientificas, pois o casal dinamarquês que eram da área de saúde, dotados de conhecimento de biologia onde possibilitou abertura para maiores pesquisas. Após os anos de 1950 a DLM cresceu em conhecimento e pesquisa e era muito aceita na medicina.

Após os anos de 1970 a Fisioterapia passou a receber informações sobre DLM. Em 1980 crescia em livros e artigos a DLM. Os médicos passam a observar a DLM como um recurso para saúde.

A Função: Atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea. Todos esses benefícios estão atrelados a prevenção e promoção na saúde e não para imagem corporal.

As mulheres costumam passar por quedas das taxas hormonais em vários momentos da vida, como menstruação, TPM, gestação e menopausa. Trabalhando a circulação sanguínea por meio da drenagem linfática, é possível normalizar um pouco melhor essas taxas hormonais, melhorando o bem-estar e ganhando mais saúde.

O sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los.

A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina.

Segundo os médicos associados a Voder observaram que a DLM é uma técnica única que serve como auxilio no pós operatório e também para prevenção na saúde. Retirar a DLM de sua função natural é desmerecer sua finalidade como ciência. Após longos estudos e pesquisas, foi corroborado na Alemanha em 1985 no Physical Therapy Association que o método do Dr. Voder serviria para prevenção e atuação na saúde nos problemas com edemas, retenções de líquidos e melhor promover a oxigenação corporal.

Não foi comprovado com a Drenagem nada sobre eliminar gordura, estrias ou celulites em nível maior. Seu papel é reconduzir e absorver na corrente sanguínea substancias como proteínas, vírus, bactérias, restos lipídicos, parasitas, etc, contidas nos espaços extracelulares.

O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico (defesa), pois colabora com glóbulos brancos para proteção de bactérias e vírus invasores.

Indicações: Edemas (inchaço) linfedemas, fibro efema gelóide (celulite), queimaduras, enxertos, imobilização prolongada, processos inflamatórios, fibrose,entre outras.

Contra indicações: Processos infecciosos, neoplasias (alterações celulares), trombose venosa profunda, erisipela ( processo infeccioso) febre, bacteremias, viremias, eczema agudo.

Medicina feita a mão!

Aproveite nossos novos pacotes de massagens, a Fragoso – Massoterapia se localiza na Luis de Freitas, 47 (sala 201). O telefone para contato é o (55) 99930-9788 ou pela página no Facebook: https://www.facebook.com/hayamefragoso/

Massoterapeuta - Hayame Fragoso