Início Destaque Alegrete recebe título de Projeto Inovador 2018

Alegrete recebe título de Projeto Inovador 2018

COMPARTILHAR

 

A Prefeita Cleni Paz da Silva recebeu nesta manhã(10), o título de Projeto Inovador 2018, pela criação da Lei de Incentivo a Inovação e a Pesquisa Científica e Tecnológica. A solenidade aconteceu no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, no município de Bagé/RS.

O município de Alegrete foi selecionado para receber esse reconhecimento durante o I Fórum Binacional de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul. Outros 13 municípios também foram selecionados para receber o título, que é promovido pela Rede Digital (RDC).

“ É com imensa satisfação que venho receber este título para o nosso município. A iniciativa de “Cidades Inteligentes” reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido neste sentido, que visa planejar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público. Isto reflete diretamente no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Já estamos tendo êxito, afinal temos um polo educacional em nosso município, atuantes junto à comunidade e a administração municipal”, salienta a Prefeita Cleni Paz da Silva.

A lei de inovação, foi criada em 2017, e visa incentivar a criação de novas empresas no ramo de tecnologia e inovação além de apoiar os projetos de pesquisa das universidades de Alegrete. A iniciativa foi elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia em parceria com Centro Empresarial, Sociedade de Engenharia e Arquitetura, Pampatec, Instituto Federal Farroupilha, Unopar, Urcamp e Unipampa.

Segundo o titular da pasta, Jesse Trindade, no mês de abril a equipe do Instituto Federal Farroupilha, entregou uma cópia da pesquisa “Sistema de Aquaponia para o Município de Alegrete”.

Com Base na Lei 5810/2017 de Incentivo a Inovação e a Pesquisa Científica e Tecnológica, o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia para se beneficiar com a Lei da Inovação e receberá a liberação para angariar recursos
externos para o seu financiamento, através de doações de empresas e instituições de Alegrete que receberão a redução de seus impostos como incentivo fiscal.

O projeto do IFFar prevê o estudo do sistema de produção integrada de peixes e vegetais, totalmente sustentável e ecologicamente correto, como forma de obtenção de duas rendas, em um sistema simples, estimulando o consumo de produtos saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

Outro ponto ressaltado pelo secretário é que a Lei de Inovação também prevê o incentivo para empresas incubadas. “ Esta ferramenta encoraja os alunos das universidades a empreender. Como exemplo, são as empresas que hoje estão no Pampatec, onde todas já estão sendo assistidas pela Lei. “, destaca o Jesse Trindade.

Confira a lista dos municípios selecionados:

Aceguá – Software para o controle da operação dos Free Shops
Alegrete – Lei de Incentivo a Inovação e Pesquisa Científica e Tecnológica
Bagé – PPP de Iluminação Pública
Canguçu – Matrícula Online nas Escolas e Creches Municipais
Encruzilhada do Sul – A Prefeitura e a Comunidade NO AR
Manoel Viana – Internet Gratuita na praça do conjunto habitacional Favorino Marques
Pelotas – Assistente de saúde digital – Aplicativo Dr. Cuco
Rio Grande – Painéis Solares nas Escolas Municipais
Santa Vitória do Palmar – Inovação do Sistema de Digitalização dos Serviços de Saúde
São Borja – Diário Oficial Eletrônico Municipal
São Gabriel – São Gabriel + Segura
São José do Norte – Modernização do Sistema de Almoxarifado Municipal
São Lourenço do Sul – Aplicativo SÃO LOURENÇO DO SUL TEM
Uruguaiana – Projeto de investimento em fibra ótica – 100% cobertura

 

Fonte: Prefeitura de Alegrete

COMPARTILHAR