Início Destaque Programação da 20ª Semana Municipal da Saúde Mental de Alegrete

Programação da 20ª Semana Municipal da Saúde Mental de Alegrete

COMPARTILHAR

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Sistema de Saúde Mental, realiza de 14 a 19 de maio, a 20ª Semana Municipal de Saúde Mental de Alegrete,
A Semana Municipal de Saúde Mental foi instituída através da Lei Municipal nº 2.897/1999, com o objetivo de promover diversos eventos comunitários de caráter educativo, preventivo e terapêutico de agravos que geram sofrimento mental e adoecimento psíquico aos cidadãos Alegretenses.

Este ano, o tema será “Alegrete rumo aos 30 anos de reforma psiquiátrica.”.

Confira a programação:

Programação Integrada:

– 14 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA):
8h – Divulgação da programação nos meios de comunicação
16h – Local: CAPS II – Lançamento do Projeto “ALEGRETE RUMO AOS 30” (Documentário e Livro com depoimentos de usuários, familiares, trabalhadores e gestores de saúde que participaram deste período).

– 15 DE MAIO (TERÇA-FEIRA):
8h – Local: CTG Farroupilha – Café com PICS – Cuidado com os cuidadores (Presença dos Voluntários e funcionários que estão desenvolvendo as Pics no município)

15h – Local: Residencial Terapêutico – Lançamento do “Projeto Recomeçar ” e apresentação da reforma estrutural que está em andamento.

16 DE MAIO – (QUARTA-FEIRA)
9h – Local: Câmara de Vereadores de Alegrete – Roda de conversa “Judicializações: porque estão acontecendo tantas na saúde mental?” e Lançamento do Projeto #SOUFAMILIA pela Aufamisma.
(Coordenação da Aufamisma – Associação de Usuários, Familiares e Militantes da Saúde Mental de Alegrete, SAISMENTAL, Gabinete da Vereadora Vanda Dorneles e Apoio da Câmara Municipal de Alegrete.

8h30min – Local: Porto Alegre, Assembleia Legislativa – “Ato Democracia, Liberdade e Resistência” – Promoção: Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

17 DE MAIO (QUINTA-FEIRA) – Dia Internacional de Combate à Homofobia
9h – Local: CAPS II, Anfiteatro Lígia Falcão – Mostra imagens e fotos produzidas na Saúde Mental de Alegrete e documentário “Contos e Fábulas: O despertar da identidade”- Carine Jardim.

10h – Local: Calçadão – Apresentação do Grupo Artístico do Caps I – Promoção: Saismental em parceria com Conselho Tutelar e Movimentos Sociais.

14h – Local: Santa Casa de Caridade (Unidade de Saúde Mental) – Exibição e debate do filme “Nise no coração da loucura”,

14h – Local: Residencial Terapêutico – Revitalização dos jardins do Serviço Residencial Terapêutico – Plantio de mudas de flores envolvendo representantes da Aufamisma, Conselho do Meio Ambiente, Caps, Movimento Pró-Rio Ibirapuitã.

19h – Local: Câmara de Vereadores de Santiago – Participação da equipe do Caps I na atividade da Saúde Mental de Santiago “Conversando sobre a saúde mental na infância e adolescência: avanços e possibilidades”.
Promoção: Prefeitura de Santiago / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

18 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) – Dia Nacional Da Luta Antimanicomial
8h30min – Local: Manoel Viana – Participação no “I Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
Promoção: Prefeitura de Manoel Viana

9h às 11h – Local: Calçadão Hélio Ricciardi – Comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Dia de Combate a Exploração Sexual Infanto Juvenil.

19 DE MAIO (SÁBADO)
14h às 16h – Local: UNIPAMPA – “Roda de conversa sobre Saúde Mental e Transtornos de Ansiedade” Atividade aberta à comunidade.
Promoção: SAISMENTAL/UNIPAMPA

 

Fonte: Prefeitura de Alegrete

COMPARTILHAR