Início Destaque “Como evitar acidentes de trabalho”, foi o tema da abertura da Jornada...

“Como evitar acidentes de trabalho”, foi o tema da abertura da Jornada de Saúde e Segurança do Trabalhador

COMPARTILHAR

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou na noite de ontem (10), no Salão Azul do Centro Administrativo, a abertura da Jornada de Saúde e Segurança do Trabalhador.

O objetivo do evento é agir de forma preventiva e realizar a educação em saúde, focando nos pequenos empresários, contextualizando assuntos importantes para a Saúde e Segurança de empregados e empregadores.

“Esta capacitação é de extrema importância para as atividades dos trabalhadores de nosso município, uma vez que visa garantir a segurança de empregados e empregadores. Peço que multipliquem no ambiente de trabalho de vocês o que aqui aprenderem e ajudem a garantir a segurança na execução de suas atividades profissionais. ”, destacou a Prefeita.

“O Cerest é um serviço ligado à Secretaria de Saúde do município, mas que atua em toda a região, cumprindo um importante papel de levar não só o tratamento, mas também a prevenção de doenças através de atividades como essa. Dessa forma, desejo que todos os presentes aproveitem essa oportunidade, em que teremos palestras de profissionais qualificados, para aprender e sanar dúvidas relativas a saúde e a segurança de suas atividades profissionais. ”, comentou o Secretário de Saúde Dr. José Fábio Pereira.

“O Cerest é um órgão vinculado ao Sistema Único de Saúde, que atua em 11 municípios da região. Nosso papel é desenvolver ações que favoreçam a integralidade da saúde do trabalhador, através da estruturação de protocolos, de linhas de cuidado, da capacitação de profissionais da rede, entre outras ações. Dessa forma, pensando na educação em saúde e segurança do trabalho estamos realizando esta atividade, que também será desenvolvida nos demais municípios de abrangência. Agradecemos a presença de todos e desejamos que tenhamos uma jornada muito produtiva e de muito aprendizado. ”, comentou a Coordenadora do Cerest, Psicóloga Anália Rodrigues.

“É com muita satisfação que estamos realizando está jornada de saúde e segurança para o trabalhador. O Cerest é um órgão que recebe recursos federais, estaduais e municipais e cumpre sua função atendendo trabalhadores de toda região. Estamos trabalhando para que estas ações sejam ampliadas e essas capacitações sejam mais frequentes. ”, destacou o Presidente do Conselho Gestor do Cerest, Ênio Machado.

Em virtude do palestrante da noite, Alex Leal, não poder estar presente por motivos de saúde, a palestra da noite foi realizada pelo Médico do Trabalho, Dr. Décio Sampaio, que abordou o tema “O que está adoecendo os trabalhadores? ”. Após a palestra, o público interagiu com o palestrante que respondeu a diversas perguntas sobre saúde no trabalho.

Estavam presentes além das autoridades já mencionas, profissionais de saúde, empresários, trabalhadores, contadores, profissionais da área da segurança do trabalho e estudantes.

A programação continua nesta quarta e na quinta-feira:

– 11 de Abril – 18h30min

– Tema: Ergonomia Descomplicada – Palestrante Paula Quilão (Fisioterapeuta do Trabalho)
– Tema: Como evitar acidentes no trabalho? – Palestrante Peterson Assumpção Mendonça (Técnico em Segurança do Trabalho)

– 12 de Abril – 18h30min

– Tema: Transtornos Mentais no ambiente de trabalho – Palestrante Anália Ferraz Rodrigues (Psicóloga e Coordenadora do Cerest)

– Tema: Legislação e Documentação necessárias para um trabalho seguro – Palestrante Alex Leal (Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Agrônomo, Docente do IFFar)

 

 

Fonte: Prefeitura de Alegrete

COMPARTILHAR