Início Destaque Protagonista, Iago evolui e ganha status de titular no Inter: “Excelente ano”

Protagonista, Iago evolui e ganha status de titular no Inter: “Excelente ano”

COMPARTILHAR
inter portal do alegrete

Lateral-esquerdo brilha com gol e assistência na vitória por 2 a 0 sobre Cianorte, no Beira-Rio


Por Eduardo Deconto, Porto Alegre

O começo um tanto repentino, após a lesão de Uendel com apenas 20 minutos de temporada, até foi desenhado com timidez dentro de campo. Mas Iago superou o acanhamento inicial para abraçar as chances em série que recebeu nos primeiros compromissos de 2018 e tomar para si a lateral esquerda do Inter. De promessa a realidade, o garoto ganha status de titular da posição. E com protagonismo para sustentar o novo momento, como a atuação de gala na vitória por 2 a 0 sobre o Cianorte, nesta quinta-feira, no Beira-Rio, pela terceira fase da Copa do Brasil pode atestar.

“DONO (DA LATERAL ) AINDA NÃO. TEM O UENDEL, QUE É UM GRANDE JOGADOR. TEM QUE RESPEITAR. FICO FELIZ PELA BOA ATUAÇÃO, POR TER AJUDADO O TIME. AOS POUCOS VOU ME SOLTANDO. É COM O TEMPO” (IAGO).

Sob os olhos do técnico do Penta, Luiz Felipe Scolari, em um dos skyboxes do estádio, o garoto conduziu o triunfo que dá boa vantagem ao Colorado com o talento de seu pé esquerdo. Dele, nasceram os dois gols colorados na partida. E até mais do que isso.

Iago brilhou ao ser o responsável por abrir o placar, com um chute que contou com desvio na zaga, após cruzamento de Marcinho, e pela assistência ao segundo tento, de Edenílson. Mas antes mesmo de ser decisivo, o garoto já arrancava aplausos dos torcedores por protagonizar as principais jogadas de ataque da equipe, ora com investidas e infiltrações em velocidade, ora com passes verticais na direção de Roger. Não à toa, ganhou o elogio merecido do técnico Odair Hellmann.

– No momento, sim (titular). Uendel até está machucado, mas o Iago faz um excelente ano. Ele está jogando bem e seguirá. É um jogador que tem equilíbrio nas características. Tem boa capacidade de infiltração, é rápido, com boa leitura de jogo. Ainda há margem de evolução e trabalharemos para isso. Às vezes é um passe, como fez hoje. Estou feliz porque é um garoto da base com personalidade, alegria e confiante – avalia o treinador.

A consolidação de Iago como “dono da posição” é respaldada pelos números. O garoto é o atleta que mais participou de jogos no ano, ao lado de Patrick, Edenílson, Gabriel Dias e Nico López, com nove aparições. E também é quem mais figurou na equipe titular, em oito das 12 partidas em 2018, assim como Rodrigo Dourado. Não para por aí. O lateral-esquerdo lidera a equipe em minutos em campo – foram 773 (confira todos os números de Iago na temporada abaixo).

Mas sua permanência no setor também se explica pela evolução demonstrada dentro de campo e no dia a dia de trabalhos. Após superar a “timidez” inicial, o garoto passou a entender melhor as combinações em campo e a buscar triangulações aproveitando as linhas de passes formadas por Leandro Damião, Patrick e D’Ale para atacar em profundidade. Um exemplo disso é a assistência para o gol de Edenílson, nesta quinta-feira.

IAGO PELO INTER EM 2018

Jogos Como titular Gols Assistências Cartões amarelos Cartões vermelhos Minutos
9 8 2 2 4 773
Ao avançar à linha de fundo para receber a escorada de Patrick, o garoto teve tranquilidade para perceber o ingresso de Edenílson e dar um passe na medida para o volante empurrar para as redes. O próprio Iago admitiu, ao passar pela zona mista, que costumava errar este tipo de lance nas primeiras aparições no time.

– Ele sempre pede para ter tranquilidade, rodar a bola de um lado para o outro, que uma hora ia abrir o buraco, e a gente ia conseguir fazer o gol. Foi o que aconteceu. A bola rodou chegou aos meus pés. Vi o Edenílson chegando, cruzei, e ele marcou. Um golaço. Jogar com grandes companheiros é muito bom. Sempre tem linha de passe. Facilita muito. O Odair passa confiança para todo mundo. O Uendel sempre me ajuda. Quando estou em dúvida, pergunto para ele – afirma o garoto.

 Iago chegou ao Inter em 2013 e conquistou seis títulos pelas categorias de base do clube – retrospecto que lhe rendeu convocações à Seleção sub-17. O lateral-esquerdo foi promovido ao time principal em 2017, quando renovou seu contrato até 2020. Ao todo, soma 16 jogos pelo Colorado, com dois gols e duas assistências.

Com a vitória no Beira-Rio, o Inter pode até perder por 1 a 0 fora de casa, que garante vaga na quarta fase da Copa do Brasil. O jogo da volta está marcado para 14 de março, às 19h, no Estádio Albino Turbay. Antes, o Colorado dirige seu foco ao Campeonato Gaúcho, com duelos contra o Cruzeiro, às 19h30 da quarta-feira, no Vieirão, e diante do maior rival, o Grêmio, em 11 de março, no Beira-Rio.

Fonte: Globoesporte